BeeBio Portugal | Certificação

CERTIFICAÇÃO APICULTURA EM MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO (M.P.B.)

 

O Modo de Produção Biológico (M.P.B.) é um sistema de gestão de explorações agrícolas e de produção de alimentos que favorece a preservação dos recursos naturais, a promoção da biodiversidade e a aplicação de normas em matéria de bem-estar animal. Tem como base regulamentar o Regulamento (CE) nº 834/2007.

A referência a este modo de produção é a garantia de que um alimento foi produzido em sintonia com os processos biológicos, promovendo a utilização sustentável de recursos naturais. 

 “A agricultura biológica é um modo de produção agrícola que procura ser ecológico tanto quanto possível.”

Como é possível conseguir-se isto? Evitando ou não utilizando produtos químicos (de síntese), tais como adubos químicos e pesticidas. Em vez disso, utiliza somente produtos naturais. 

A BeeBio® Portugal é certificada pela SATIVA desde 2014, os nossos Apiários (Colmeias) estão localizados em ambiente selvagem, a mais de 10 km de culturas em modo convencional, que nos permite assegurar que as nossas Abelhas colectem o Pólen da Flora local uma vez que estas só conseguem voar num raio de aproximadamente 3km de distância.

Como sei que o produto que estou a comprar é biológico?

Se for um produto comprado a granel: pela verificação do certificado emitido pelo organismo de certificação para o produto; no caso de produtos embalados e rotulados: pela visualização do logótipo europeu da agricultura biológica no rótulo.

VANTAGENS PRODUTOS BIOLOGICOS

 

  • Ausência de restos de pesticidas, para uma alimentação mais saudável e natural;

  • É uma produção que utiliza os produtos naturais como uma ferramenta imprescindível no tratamento das explorações, aumentando deste modo a biodiversidade local;

  • São amigos do ambiente

  • Não contribuem para a contaminação dos solos, águas ou atmosfera; porque não utilizam pesticidas nem adubos com produtos químicos de síntese.

  • Têm um sabor mais rico, devido ao menor teor de água

  • São melhores para a saúde, porque são isentos de herbicidas, fungicidas ou insecticidas, que muitos estudos consideram estar ligados a muitas das doenças modernas como cancro, alergias ou infertilidade.

  • A não utilização de pesticidas contribui para uma melhor qualidade do ar;

  • Os produtos derivados de uma produção ecológica, segundo os defensores, são mais ricos a nível nutritivo que os produtos provenientes de explorações convencionais.

CERTIFICAÇÃO COSMÉTICA BIOLÓGICA 

Os nosso produtos são certificados pela ECOCERT e pela COSMEBIO. A nossa receita para cosméticos orgânicos/biológicos reais é baseada em três compromissos sólidos: um compromisso técnico, um compromisso ético e um compromisso de marcação. Estes compromissos estão definidos na Carta Cosmebio e estão incorporados nas nossas marcas  através dos seguintes valores:

Limpo: cosméticos orgânicos/biológicos reais, acima de tudo, significam produtos com alto percentagem de origem natural e ingredientes orgânicos - mínimo de 95% . O rótulo Cosmebio também garante a ausência de alguns ingredientes controversos, como silicones, fenoxietanol e parabenos… .

Nobre: os consumidores merecem o melhor, e por isso devemos a eles oferecer a mais alta qualidade possível. Como tudo isso pode ser alcançado? Cosméticos orgânicos/biológicos reais usam ingredientes de origem natural com os mais altos níveis possíveis de agentes cosméticos ativos.

Transparência para o consumidor: as embalagens em cosméticos orgânicos reais dão informações claras aos consumidores, como a rotulagem INCI, ou a porcentagem de origem natural e orgânica, não deixando margem para dúvidas.

Respeito pelos colegas de trabalho e parceiros: cosméticos orgânicos reais andam de mãos dadas com as condições de trabalho e de vida que dão às pessoas um senso de dignidade e auto-realização, através de abordagens como o comércio justo.

Respeito pela natureza: cosméticos orgânicos reais são feitos sem prejudicar o meio ambiente. Processos não poluentes e métodos de limpeza são usados, e as embalagens são mantidas dentro de limites razoáveis.

Respeito pelos animais: cosméticos orgânicos reais usam apenas ingredientes derivados de animais produzidos naturalmente.