Própolis & Diabetes
top of page

PRÓPOLIS & DIABETES

Própolis protege contra danos do diabetes

Como aqueles com diabetes podem atestar, a doença, embora tratável, pode causar muitos outros problemas de saúde no corpo ao longo do tempo.


Os benefícios medicinais da própolis são conhecidos há muito tempo e acredita-se que isso ocorra devido à natureza complexa e variada dos compostos que ela contém. A pesquisa em alguns casos identificou cerca de 160 componentes, enquanto outros encontraram mais de 300 (2). É provável, porém, que muitos mais ainda precisam ser descobertos.


Quando se trata de diabetes em particular, a própolis foi reconhecida pela primeira vez em 1988, como tendo a capacidade de regular a condição principalmente porque atua em uma capacidade anti-hiperglicêmica estabilizando a glicose no sangue (3).


Desde então, porém, tem havido um número crescente de estudos, todos os quais parecem evidenciar que a própolis pode mitigar a condição de uma forma ou de outra. Muitos dos estudos, porém, foram realizados dentro do laboratório. Embora sempre houvesse fortes indicações de que a própolis é pelo menos eficaz na redução da peroxidação lipídica e na eliminação de radicais livres em animais, é provável que afete esses dois fatores contribuintes em humanos que sofrem de diabetes tipo 2 (4).


Cientistas recentemente começaram a estudar o efeito antioxidante da própolis à base de água e álcool no fígado e nos rins de camundongos diabéticos. Essencialmente, eles queriam determinar se a própolis poderia proteger esses órgãos da oxidação (que resulta em dano celular) causada pelo diabetes.


Própolis diária por 8 semanas reduz o açúcar no sangue


Outro estudo realizado com 62 pacientes diabéticos tipo II que receberam 1.500 mg de própolis por dia durante oito semanas, os pesquisadores descobriram que aqueles que receberam própolis tiveram várias melhorias notáveis ​​em relação àqueles que receberam placebo. Naqueles que receberam própolis, verificou-se que os níveis de frutosamina caíram significativamente, assim como os níveis de colesterol LDL oxidado. Os níveis de frutosamina indicam o nível de açúcar no sangue nas últimas 2 a 3 semanas. Níveis decrescentes indicam redução da glicose no sangue, pelo menos a curto prazo.


3.Kedzia B, Iwaszkiewiczj and Geppert B. 1988. Pharmacological Investigations on ethanolic extract of bee propolis for diabetes. Herba Polanica, 34(4): 243-253

4. Fu Liang HU, Hepburn HR, Xuan H, Chen M, Daya S, Radloff SO. Bee Propolis for Diabetes, effects for blood sugar, lipid and free radicals in rats with diabetes mellitus.




203 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page