top of page

Propriedades da Própolis: Prevenção de Cáries, Redução da Placa e Alívio da Dor de Dente


 


Já mencionei anteriormente que a própolis é um agente promissor na prevenção de cáries. Agora, temos ainda mais dados a apoiar esta afirmação. Vários estudos realizados com a própolis e os seus muitos compostos demonstraram que ela pode reduzir as bactérias Streptococcus (bactérias causadoras de cáries) e interferir na capacidade destas de aderirem aos dentes. A capacidade destas bactérias se fixarem nos dentes é considerada um passo vital no desenvolvimento das cáries. Dados de estudos em humanos também demonstraram a capacidade da própolis em reduzir a formação de placa bacteriana.

Atualmente, investigadores da Universidade Nacional Autónoma do México estão a utilizar a própolis para combater as cáries. Estes investigadores também testaram os efeitos da própolis na bactéria Porphyromonas gingivalis, uma das responsáveis por certas formas de doenças periodontais.


Mas será que a Própolis pode ajudar a Prevenir a Cárie Dentária?

Num estudo publicado na revista BMC Complementary and Alternative Medicine, foram encontradas mais evidências de que a própolis mata as bactérias que causam a cárie dentária.

As cáries são uma doença infecciosa e há diferentes tipos de bactérias envolvidas no processo. Os antimicrobianos sintéticos são frequentemente usados contra esta doença; no entanto, muitas dessas substâncias causam efeitos secundários indesejáveis, como vómitos, diarreia e manchas nos dentes.

Foram produzidas três formulações de uma pasta de dentes à base de própolis, contendo diferentes concentrações de própolis (5%, 10% e 15%), e aplicadas em dentes de animais. A pasta de dentes com própolis mostrou uma atividade antimicrobiana mais forte do que produtos à base de clorexidina contra todas as bactérias orais causadoras de cáries.

A clorexidina é um antibacteriano utilizado como desinfetante e noutras aplicações, como elixires bucais destinados a reduzir a placa dentária e bactérias causadoras de cáries. É considerada o padrão de ouro dos produtos de venda livre para placas e cáries. O facto de a própolis ter superado a clorexidina é notável.

Própolis Mata Bactérias Causadoras de Cáries

Noutro estudo, 24 crianças sem cáries receberam própolis em concentrações de 1% a 10%. Os investigadores aplicaram um verniz de própolis nos seus dentes e mediram a atividade das bactérias causadoras de cáries, Streptococcus Mutans, nas suas bocas.

Será que a própolis pode eliminá-las e prevenir as cáries? Verificou-se que uma concentração de própolis de 2,5% foi a mais eficaz em manter estas bactérias afastadas, e os investigadores declararam a própolis como um potencial preventivo de cáries.

Própolis é Segura e Eficaz na Redução da Placa

A própolis não só parece prevenir cáries, como agora há evidências de que é eficaz na redução da formação de placa bacteriana. De facto, num estudo recente, verificou-se que é mais eficaz do que a algumas pasta de dentes para esse fim.

Foi realizado um estudo duplo-cego, randomizado e cruzado com trinta estudantes de odontologia. Após uma profilaxia oral (um procedimento de limpeza para limpar completamente os dentes), os estudantes receberam um produto de lavagem para um período de uma semana.

De seguida, foram instruídos a escovar os dentes durante 1 minuto com a pasta de dentes de própolis (o estudo era cego, por isso não sabiam qual a pasta de dentes que estavam a usar, nem os investigadores). Foram então registados os valores base de placa. Depois, foram instruídos a não realizar higiene oral durante 24 horas e foram novamente chamados para serem reavaliados quanto à formação de placa. Após um período de duas semanas sem lavagem, passaram a usar a pasta de dentes muito conhecida. Mais uma vez, não sabiam qual a pasta de dentes que estavam a usar.

No final do estudo, verificou-se uma diferença significativa nos valores de placa após 24 horas entre os produtos testados. A pasta de dentes de própolis resultou em valores de placa significativamente mais baixos do que a pasta de dentes convencional . O índice MGMPI (Índice de Placa Marginal Gengival Modificado), que é um método clínico validado e confiável para avaliar a eficácia dos produtos na redução da formação de placa, confirmou esta conclusão.

Os investigadores concluíram que a própolis é segura e eficaz na redução da acumulação de placa quando comparada com a pasta de dentes Colgate Total.

Própolis para Alívio da Dor de Dente

Muitas vezes, os problemas de dor de dente não terminam com o tratamento dentário. Frequentemente, os próprios tratamentos podem causar dor, especialmente durante a cicatrização. Felizmente, quem mantém soluções de própolis à mão tem uma solução prática para ajudar a reduzir a dor dentária e proporcionar alívio.

Num estudo recente, investigadores compararam duas soluções diferentes de própolis com um agente de ligação dentária e um placebo que continha água destilada. O estudo envolveu 96 pacientes, todos com diferentes níveis de dor dentária. As soluções de própolis foram testadas com concentrações de 10% e 30%.

No estudo, as pessoas que receberam própolis apresentaram significativamente menos dor dentária do que as do grupo placebo. Aos 60 e 90 dias após os tratamentos dentários que causaram a dor, relataram uma melhoria significativa nos níveis de dor.

A própolis é um agente dessensibilizante natural, que pode ajudar a aliviar a dor de tratamentos dentários e outros problemas. As suas propriedades antimicrobianas ajudam a combater infeções que podem causar inflamação e desconforto. Além disso, estimula a produção de dentina, o tecido calcificado que é um dos componentes que o corpo utiliza para criar os dentes. Ao usar uma solução de própolis à base de etanol, pode ajudar a acalmar a dor de dente e manter a saúde bucal.

Própolis Pode Reduzir a Sensibilidade Dentária

A hipersensibilidade dentinária (HD) é um problema comum de saúde oral. Milhões de pessoas sentem dor e sensibilidade dentária ao consumir bebidas quentes ou frias, quando estão ao ar livre em tempo frio ou quando consomem alimentos como frutas cítricas ou doces.

A sensibilidade ocorre quando a dentina nos seus dentes fica exposta. Cerca de três milhões de pessoas visitam os dentistas todos os anos à procura de alívio. Se mantiver soluções de própolis à mão, pode já ter um remédio para a hipersensibilidade no seu armário de remédios.

Num estudo in vitro recente, os investigadores observaram os efeitos da própolis em material de 20 dentes extraídos naturalmente. Discos extraídos de cada um dos dentes foram expostos a um verniz de própolis ou a um material de controlo e observados ao microscópio.

No material dentário tratado com própolis, houve uma redução significativa nos túbulos abertos em comparação com o grupo de controlo. Este efeito de vedação poderia, em aplicações humanas, ajudar a fornecer uma camada protetora que pode evitar que o material da dentina fique exposto a estímulos causadores de dor.

Embora esta pesquisa em particular ainda seja preliminar, os poderes protetores da própolis estão bem estabelecidos. Este material, utilizado para manter as colmeias saudáveis, pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor, e proteger contra infeções.



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page